“Projeto Acervo Artístico no Paço Municipal”

.........A cerimônia de inauguração do novo espaço da Pinacoteca Aldo Locatelli, no dia 18 de setembro de 2008, no Paço Municipal, marcou o lançamento do catálogo das pinacotecas Aldo Locatelli e Ruben Berta que apresenta o acervo artístico completo do município e a comemoração das conclusões das obras de climatização da Reserva Técnica, da Sala de Exposições e do projeto luminotécnico da Pinacoteca Aldo Locatelli.
.........O retorno da Pinacoteca Aldo Locatelli ao prédio da prefeitura só foi possível após uma série de investimentos realizados no espaço de exposições do prédio. Desde de 2005, diversas melhorias foram feitas no local. Foram qualificadas estruturas de climatização, iluminação, vedação solar e sistema de alarme. Graças a essa nova estrutura, o prédio centenário abriga exposições de artistas e mostras como a Imagens de Porto Alegre (2006), Porto-alegrenses (2007) e O Pop na Pinacoteca (2007), todas com curadoria e produção da equipe do Acervo Artístico.
.........O prefeito em exercício, João Batista Linck Figueira, agradeceu, em nome da prefeitura, a participação de todos que estiveram envolvidos no projeto. De acordo com ele, a pinacoteca permite um resgate da memória cultural da cidade, a partir de uma aproximação entre o artista e a sociedade. "A arte nos faz transcender e unir e talvez seja essa a aproximação que vai permitir uma troca da sociedade com os artistas e suas obras", observou.
........."O bonito da cultura é que há continuidade, sem posição adversária e com a participação de todos. A pinacoteca tem a função do esclarecimento, de abrir espaços para as pessoas que não tiveram oportunidade do prazer supremo da arte", destacou o secretário municipal da Cultura, Sérgius Gonzaga.
.........O catálogo das pinacotecas Aldo Locatelli e Ruben Berta (doada para a prefeitura pelos Diários e Emissoras Associados em 1971) será valiosa fonte bibliográfica e iconográfica para a pesquisa da história da arte local. A publicação do catálogo e a climatização da Pinacoteca Aldo Locatelli tiveram apoio das empresas Tramontina e Zaffari. Projeto esse com proponência da Opus Promoções e coordenação da JP Zanin Cultural.


O Paço Municipal


Eduardo Vieira da Cunha


Britto Velho


Aldo Locatelli

Ficha técnica

Opus Assessoria e Promoções Artísticas Ltda.
Execução Geral

Ana Luz Pettini
Coordenadora de Artes Plásticas

Edgar Rüther
Coordenação

Flavio Krawczyk
Diretor do Acervo Artístico

REALIZAÇÃO
JP Zanin Cultural / Ângelo Zanin

Projeto

Paulo Zanin
Coordenação Geral

Equipe
Helio Oliveira da Silva
João Antonio Pereira
Jorge Luis Portanova
José Lucas Quoos
Krishna Daudt
Vilma dos Santos

Professor Círio Simon
Curadoria


Francisco Donida
Auxiliar de Coordenação e Pesquisa

Jorge Duarte Barbosa
Tradução e revisão do Texto

Fernando Zago – Studio Z
Fotografias

Elisa Moog – Aro Design

Textos
José Fogaça
Sergius Gonzaga
Ana Luz Pettini
Flávio Krawczyk

Agradecimento Especial pela colaboração na elaboração do projeto
Marisa Veeck